08/05/09

Mensagem de D. Gilberto

Caros Jovens, participantes no A3 Jovem no Seixal.
Alegro-me com a realização do A3 Jovem e espero que toda a Diocese acompanhe, na alegria, na esperança e na oração, a festa dos seus jovens reunidos em redor de Jesus.
E saúdo-vos, caros jovens, que tomastes a decisão de estar com Jesus nestes dias de festa, saudando também aqueles que prepararam este evento.
Os jovens gostam de festa e esta é uma festa verdadeira mas não é uma festa qualquer: é uma festa com Jesus, em redor de Jesus e para Jesus.
Jesus é festa permanente na glória do Pai e do Espírito Santo. Ressuscitando venceu a morte, entrou na alegria perpétua e ofereceu-a aos cativos da morte e do pecado. Quem vive com Jesus encontra a felicidade duradoura e profunda. Assim aconteceu com S. Paulo, com São Nuno Álvares Pereira ou com o Cura d’Ars, que aceitaram o desafio-de-estar-com-Jesus e de O servir e que, este ano, estão em foco na nossa Igreja.
Como eles, e como outros e outros, também cada um de vós pode entrar nesta festa de felicidade duradoura e profunda. E porquê? Porque Jesus olhou para cada um de vós, vos amou e decidiu convidar-vos pessoalmente, caros jovens, para a festa com Ele e com tantos amigos d’Ele.
Quereis mesmo entrar nesta alegria? Quereis ajudar outros jovens a viver a festa de Jesus Crucificado-Ressuscitado-Glorificado?
Então prestai a atenção a três desafios radicais.
O desafio de entregar a vida toda a Jesus como Ele pediu: se alguém quer vir comigo tome a sua cruz, renegue-se a si mesmo e siga-me. Às vezes o homem tem medo de se dar todo. É receio infundado como o atesta, nestes dois mil anos, a multidão dos que se deram totalmente a Jesus e chegaram à glória do Céu. São Nuno Álvares de quem o Papa disse: ‘considerai o êxito da sua carreira, imitai a sua fé’ é testemunha disto.
O desafio de confiar que Deus é capaz superar a fragilidade humana e os nossos temores. Não é a força que gera a santidade ou muda o mundo. É a graça de Deus, como Jesus disse a S.Paulo ‘basta-te a minha graça’. E vós, caros jovens, já tendes o Espírito, desde o Baptismo, para vos guiar no amor a Deus e ao próximo e para vencer o combate duro de crescer na fé, na esperança e na caridade. Abri em cada dia o coração ao Espírito Santo.
O desafio de amar a Igreja como presença de Jesus, num contexto em que, erradamente, se espalha a ideia de que se pode estar com Jesus e deixar a Igreja. Amai a Igreja: nela se cresce em Jesus e se entrega Jesus aos outros. Amai-a e colaborai para que realize bem a sua missão essencial de dar Cristo ao mundo como Maria na Anunciação, há dois mil anos, e não deixeis de enfrentar a hipótese da vocação de especial consagração.
Rezo por vós, amigos, e desejo-vos boa festa com o Ressuscitado, sob a protecção de Nossa Senhora.
3/05/2009,domingo do Bom Pastor.
+Gilberto, Bispo de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário